Programa Artes Unidas

NICHOLAS ROERICH E O TRABALHO DAS ARTES UNIDAS – HISTÓRICO

Escreve Nicholas Roerich quando trata da Arte e Cultura na Educação: “Devemos inscrever nos escudos das instituições culturais educacionais, os mandamentos, antigos, mas eternamente vivos, porque neles deve ser afirmada a unidade de todas as forças criativas que levam ao progresso. ” Digamos: A arte unifica a humanidade. A arte é una e individual. A Arte tem muitos ramos, mas sua raiz é única. A arte é a bandeira da síntese vindoura. A arte é para todos. Cada um sente a verdade da beleza. Os portões da fonte sagrada devem ser abertos para todos. A luz da arte ilumina incontáveis corações com novo amor. Inicialmente este sentimento vem inconscientemente, mas depois ele purifica toda consciência humana. E como tantos corações estão procurando algo belo e verdadeiro! Então dê-se-lhes isso. Dê-se a arte para o povo, a quem ela pertence. Não somente devem os museus ser adornados, e os teatros, escolas, bibliotecas, edifícios de ferroviais e hospitais, mas até as prisões deveriam ser belas. Então não mais haveria prisões.

Em 1921, Roerich resolveu fundar, em Nova Iorque, um novo Instituto das Artes Unidas. Por seu entusiasmo e fé nas possibilidades maiores, ele inspirou amigos e pessoas que compartilharam de seus ideais, e que o ajudaram neste belo empreendimento. O Instituto precedente, que unia todas as artes, foi sua ideia por volta de 1910. Ele concretizou esta ideia como diretor da Escola de São Petersburgo, Rússia, quando trouxe para esta instituição cerca de 2.000 estudantes e a reputação de ter o mais adiantado sistema de educação artística.

O Instituto das Artes Unidas, na América, cresceu rapidamente. Abriram-se várias seções em diferentes especialidades: artesanato, pintura, escultura, música, dança, arte lírica e drama. Foi criada uma seção de educação estética para crianças. Estes ideais de unir as artes, desde então, propagaram-se pelo mundo inteiro. E quando pensamos na realização da Semana de Arte Moderna, em São Paulo, no ano de 1922, ou agora, em organismos como a “FUNARTE”, que reúne várias expressões da arte num movimento conjunto, não devemos desconhecer que o estímulo e os primeiros passos nesta direção foram dados por Roerich, com o seu trabalho pioneiro.

Infelizmente, em sua ausência, durante a longa expedição à Ásia, mãos criminosas destruíram o trabalho feito no Instituto. Mais tarde, recomposto o Museu, a obra prosseguiu.

A terceira importante Instituição fundada por Roerich na América foi a “Corona Mundi” (A Coroa do Mundo).

Esta instituição foi idealizada como um Centro Internacional, cuja tarefa deveria ser a de estabelecer a comunhão entre os povos por meio de cooperação cultural, isto é, ampliar a apreciação de arte, beleza e cultura entre os povos, a se estabelecer em toda a corrente da vida contemporânea.

Para encorajar a compreensão mútua entre as Américas através das artes, a primeira Exposição Geral do Brasil foi aberta neste Centro Internacional durante o período de 11 a 30 de outubro de 1930, assim introduzindo nos Estados Unidos a primeira grande amostra de todos os aspectos da arte brasileira. Esta exposição era composta de noventa e três pinturas que abrangiam várias tendências de trabalhos de cinquenta e dois artistas contemporâneos do Brasil, tais como: Di Cavalcanti, Cícero Dias, Guignard, Edson Motta, Teruz, Anita Malfati e outros.

Esta exposição foi realizada em cooperação com a Sociedade Brasileira de Roerich. Ela serviu, de certo modo, muito mais do que qualquer outra, para despertar nos Estados Unidos uma nova atitude em relação às aspirações artísticas do Brasil.

TESE CONCERNENTE À ARTE

Para expandir a compreensão da beleza entre as pessoas e, igualmente, fortificar o verdadeiro significado educacional da arte, deve-se disseminar, amplamente, as seguintes ideias:

  1. A Arte deve ser acessível à consciência das massas no mais amplo grau possível;
  2. Nas escolas e nas famílias, as crianças devem ser treinadas desde os seus primeiros anos, para a compreensão do amor para com a arte; igualmente deve ser desenvolvido nelas um trabalho no sentido do esforço criativo;
  3. A criação da arte deve, constantemente, se aprofundar na direção da exaltação espiritual;
  4. A Cooperação de todos os ramos da arte deve ser propagada entre todos os artistas;
  5. Todos os esforços serão feitos para realizar o Pacto Internacional Roerich da Paz e Cultura para proteção da cultura e dos valores artísticos.

OBJETIVOS

  • Unir os diversos segmentos da arte para fortalecer a Cultura, Paz, Educação e a Beleza;
  • Fomentar o intercâmbio cultural, objetivando estabelecer a comunhão entre os povos por meio da cooperação cultural.

METAS E AÇÕES

1. Articular e unir os diversos segmentos da Arte para fortalecer a Cultura, promover a Paz e estimular a conexão com a Beleza.

Como?
a) Organizar eventos e shows culturais (curto, médio e longo prazo);
b) Realizar exposições de artes integradas.

2. Oferecer sistema de Educação Artística:

Onde?
a) Sede do Instituto Roerich;
b) Escolas e Faculdades (elaborar proposição);
c) Espaços Culturais de parceiros.

3. Promover o Intercâmbio Cultural:
a) Articular instituições de outros Estados do Brasil para parceria;
b) Articular os parceiros do exterior

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

  1. Núcleo Gestor do Programa: com competência de estabelecer as diretrizes do trabalho; integrar artistas; definir projetos e ações; realizar atividades artísticas; definir encontros e reuniões dos artistas; buscar captação de recursos; desenvolver o intercâmbio cultural e estruturar o sistema de educação artística.

 

  1. Liga dos Artistas para Paz: congrega os artistas dos diversos segmentos da arte para realizar: shows, exposições, oficinas, atividades culturais, cursos, workshops e diversas ações que proporcione a ampliação da percepção da beleza e educação para paz através da cultura.

Capoeira – Patrimônio Cultural

Confúcio – Nicholas Roerich, 1925

Apresentação artística e intercâmbio cultural do Instituto Roerich Brasil na Índia