Projeto Aldeia Bahia

Diretriz estratégica

Promover eventos em prol da conscientização e atitude positiva em relação ao meio ambiente, integrando diversos elementos da área cultural, do entretenimento e da educação socioambiental.

Do Projeto

Projeto Aldeia Bahia! é uma iniciativa do Instituto Röerich da Paz e Cultura do Brasil visando sensibilizar e conscientizar seu público para a relevância da sustentabilidade e diversidade do meio ambiente natural e sociocultural num contexto de diversão e alegria.

A eleição da Bahia como núcleo do Projeto se deve às características peculiares do seu povo, reconhecidas nas músicas, danças e manifestações ricas e variadas, fornecendo, assim, um ambiente propício à valorização da diversidade no todo e da unidade na diversidade.

Os eventos acontecerão em locais estratégicos, integrando ferramentas de educação socioambiental às apresentações artísticas e culturais. Estas ações apontam para o desenvolvimento do amor à natureza, o resgate da ancestralidade e a valorização das manifestações culturais, através da arte e da educação.

Destarte, é na contemplação da beleza e na reconciliação com o ritmo e com a harmonia da vida que vibra em todos os seres, que o Aldeia Bahia! busca gerar uma consciência de cidadania planetária.

2. Justificativa

A acelerada degradação ambiental e erosão cultural que se observa atualmente têm levado a diversas ponderações e iniciativas por parte da sociedade na tentativa de minimizar ou resolver tais questões emergentes. O Projeto Aldeia Bahia! surge dentro deste contexto propondo ser mais uma via que conduz a realização de tais objetivos. Integrando suas ferramentas a ocasiões de entretenimento, promove-se momentos de sensibilização, reflexão, aprendizado e ação no caminho de construção de um “outro mundo possível”.

Para tanto, sustenta-se em princípios reinventados pelo paradigma ecológico, tais como: transversalidade e intersetorialidade; transparência e diálogo; continuidade e permanência; emancipação e democracia; tolerância e respeito; alteridade; relativismo cultural; integralidade; observação crítica e experimentação; qualidade; interatividade; inclusão; motivação; afetividade e cooperação; criatividade; participação; contextualização; e sentido.

O Projeto, pois, amparado por tais princípios, dispõe-se a contribuir na consolidação dos valores humanitários e ecológicos em prol da dignidade humana e da proteção à natureza.

Objetivo geral

  • Promover a sensibilização e educação socioambiental através de eventos que correlacionem ações socioculturais e de entretenimento.

Objetivos específicos 

  • Divulgação de projetos e/ou iniciativas de organizações públicas e privadas voltadas à cultura da sustentabilidade;
  • Promoção de shows musicais;
  • Realização de apresentações culturais e artísticas;
  • Organização de exposições e instalações;
  • Realização de oficinas de educação ambiental, arte ecológica e tecnologias sustentáveis;
  • Promoção de atividades interativas ligadas às áreas de saúde, ciência & tecnologia, educação ambiental, cultura e arte.

[hr]

“I see your true colors…”

Aldeia Bahia!

“Eu verei você como você realmente é, brilhando…

Eu vejo você como realmente é. E é por isso que te amo.

Eu vejo suas cores verdadeiras. E é por isso que te amo.

Então, não tenha medo, de mostrá-las.

Suas cores verdadeiras, cores verdadeiras…

São lindas, como um arco-íris.

Mostre-me suas cores, mostre seu arco-íris!!!”

(True Colors, Phil Collins. Composição: Steinberg/Kelly)

[hr]